Dedetização de Percevejo de cama (Bed Bug)

Infestação de percevejos

O ressurgimento significativo de percevejos na última década tem sido atribuído à resistência a pesticidas, viagens mais freqüentes, falta de conscientização pública e programas inadequados de controle de pragas. Os percevejos são parasitas sanguíneos obrigatórios (família de insetos Cimicidae). Eles podem suportar uma grande variedade de temperaturas, mas são atraídos pelo calor e pelo dióxido de carbono. Eles normalmente se alimentam pouco antes do amanhecer. Reações cutâneas a picadas de percevejos podem incluir máculas, pápulas, pápulas, vesículas, bolhas e nódulos. As mordidas podem ser confundidas com outras condições da pele. As reações à picada de percevejo são tipicamente autolimitadas e desaparecem dentro de uma a duas semanas sem tratamento. A infestação de percevejos pode causar sofrimento psicológico significativo. O diagnóstico de uma infestação de percevejos é baseado na história, na aparência de mordidas e na inspeção dos quartos de dormir. Embora não haja evidências de que os percevejos transmitam doenças, as reações sistêmicas podem incluir asma, angioedema, urticária generalizada, anemia ferropriva e, raramente, anafilaxia. Uma estratégia integrada de manejo de pragas deve ser empregada para eliminar a infestação. As táticas incluem aspiração, tratamento térmico ou frio, dispositivos de aprisionamento e pesticidas.

Infestações com percevejos remontam ao antigo Egito. A incidência de percevejos em países desenvolvidos diminuiu na década de 1940, devido à disponibilidade de pesticidas mais eficazes (especialmente DDT) e melhores condições econômicas e sociais. Na última década, no entanto, houve um ressurgimento significativo das populações de percevejos. Isso é atribuído a uma combinação de fatores, incluindo aumento da resistência a pesticidas, viagens mais frequentes, falta de conscientização pública e programas inadequados de controle de pragas. Em uma pesquisa de 2010, 95% das mais de 500 empresas de manejo de pragas dos EUA relataram ter encontrado uma infestação de percevejos durante o ano anterior, em comparação com apenas 25% das empresas em 2000. 4Os percevejos se espalharam ativamente migrando de um quarto infestado para outro, muitas vezes através de dutos de ventilação. Eles também se espalham passivamente, carregados nas costuras da bagagem, da roupa de cama ou dos móveis dos viajantes. Percevejos não viajam diretamente em hospedeiros humanos.

Biologia e Habitat

Os percevejos são parasitas sanguíneos obrigatórios que pertencem à família dos insetos Cimicidae. Cimex lectularius e Cimex hemipterus, as duas espécies de percevejos que se alimentam principalmente de humanos, são ovais, marrom-avermelhadas, planas e sem asas. Os adultos têm tipicamente 4 a 7 mm de comprimento (Figura 1). As ninfas podem ser tão pequenas quanto 1 mm e são translúcidas e de cor mais clara (Figura 2). As fêmeas adultas produzem 200 a 500 ovos em um período de vida típico de seis a 12 meses. 5 , 8 percevejos podem resistir a temperaturas de 44,6° F a 113° F (7° C a 45° C)

Figura 1.
Ciclo de vida do percevejo da ninfa (esquerda) para exoesqueletos de larvas (direita).
Direitos autorais © Thomas Jefferson University

Figura 2.
Vários ovos de bedbug escondidos em uma peça de mobiliário.
Direitos autorais © Thomas Jefferson University

Para evitar a luz, os percevejos escondem-se nas costuras de colchões e fendas de estrados, paredes e móveis durante o dia. Eles são atraídos por hospedeiros humanos por calor e dióxido de carbono; esses hospedeiros geralmente dormem a uma distância de 1 a 2 metros dos esconderijos dos percevejos. A alimentação geralmente ocorre pouco antes do amanhecer. A saliva de percevejo contém vários compostos anestésicos, vasodilatadores, anticoagulantes e proteolíticos que permitem que os insetos se alimentem sem serem detectados por cinco a dez minutos. Três destes compostos foram identificados como instigadores das reações de hipersensibilidade subsequentes que podem ser notadas quando o hospedeiro desperta.

Manifestações clínicas

Reações cutâneas a picadas de percevejos podem variar amplamente e são facilmente confundidas com outras condições. Uma lesão típica é uma maculopapula eritematosa pruriginosa, de 2 a 20 mm, com crosta ou vesícula hemorrágica central. Macules, pápulas, pápulas, vesículas, bolhas e nódulos foram todos relatados, como têm lesões assintomáticas com um ponto mal visível como a única evidência de uma mordida. As mordidas variam em número e são preferencialmente distribuídas em áreas sem roupa (por exemplo, rosto, pescoço, extremidades). Ao contrário de muitas outras picadas de insetos e artrópodes, as picadas de percevejos raramente estão localizadas nas fossas ou axilas poplíteas. As lesões podem ser percebidas imediatamente ao acordar ou vários dias depois, com a reação frequentemente progredindo de tardia para imediata com exposições subsequentes. O rash clássico percevejo é referido como “café da manhã, almoço e jantar”, porque geralmente se apresenta como várias mordidas em uma fileira ou cluster.

Tabela 1.
Diagnóstico Diferencial de Mordidas de percevejos

PESTE CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DA MORDIDA TÍPICA
Percevejos Maculopápulas pruriginosas em cachos ou linhas em áreas despidas
Pulgas Grupos irregulares de pápulas eritematosas com um ponto hemorrágico central, localizados em áreas de roupas soltas (por exemplo, pernas, cintura)
Piolhos Escoriações, identificadas pelo exame de costuras de roupas e cabelos para piolhos e lêndeas
Mosquitos Pápulas ou placas moles, pálidas e pruriginosas, espalhadas em áreas despidas
Ácaro da sarna Cercas pruriginosas ou vesículas em áreas intertriginosas e regiões sob roupas apertadas
Aranhas Única lesão em uma área onde a roupa se liga com força; pele fina é mais propensa a ser envenenada do que a pele calejada
Carrapatos Pápula vermelha indolor com ou sem prurido, geralmente descoberta em locais protegidos (por exemplo, regiões intertriginosas ou cobertas de pelos) durante a primavera e o verão

Figura 3.
Picadas de percevejo resultando em pápulas.
Direitos autorais © Thomas Jefferson University

Progressão das Reações Cutâneas às Picadas de Percevejos
Reação inicial
Máculas eritematosas, pruriginosas, com puncta hemorrágica central em distribuição linear ou agrupada
Reações subsequentes
Comum: pápulas, pápulas, vesículas
Pouco frequentes: bolhas, nódulos, infecção secundária, sinais sistémicos

Figura 4.
Picadas de percevejos agrupadas em uma linha ou cluster característico.
Direitos autorais © Thomas Jefferson University

Coçar pode causar superinfecção, levando a impetigo, celulite ou foliculite. As reações geralmente desaparecem dentro de uma a duas semanas sem tratamento. Foram descritas reações sistêmicas, incluindo asma, urticária generalizada, angioedema, anemia ferropriva e, muito raramente, anafilaxia. Embora se suspeite que os percevejos sejam vetores de mais de 40 microrganismos, não há evidências de que estejam envolvidos na transmissão da doença.

Impacto psicológico

Além das manifestações físicas das picadas de percevejos, os pacientes podem experimentar sofrimento psicológico significativo. O estigma de que os percevejos estão relacionados à falta de higiene (mesmo que imprecisa) pode levar a uma baixa autoestima, evitar familiares e amigos e suspender o trabalho. O manejo de uma infestação pode ser estressante, dispendioso e prejudicial à vida cotidiana. A preocupação pode levar à insônia, depressão, ansiedade e até mesmo à delíase parasitária.

Diagnóstico e Gestão

O diagnóstico de infestação por percevejos deve basear-se na história clínica e na aparência das picadas. Uma inspeção completa do quarto de dormir pelo paciente, por um membro da família ou por um especialista em controle de pragas pode demonstrar os sinais reveladores de uma infestação (isto é, manchas de fezes de inseto tingidas de sangue e moldes de exoesqueleto [ Figura 5 ]). Com a ajuda de uma lupa, atenção especial deve ser dada às rachaduras e fendas de móveis, rodapés, caixas elétricas, cortinas, carpetes, malas, estrados e cabeceiras, molduras, tapeçarias, colchões e costuras de molas, parede descascada. papel, roupas e roupas de cama. Os percevejos vivos podem às vezes ser pegos acendendo uma lanterna logo antes do amanhecer, quando os percevejos são mais ativos, maiores na aparência, e mais lentos para dispersar por causa da alimentação recente.

Figura 5.
Infestação de percevejos; percevejos estão em vários estágios de desenvolvimento.
Direitos autorais © Thomas Jefferson University

Uma vez confirmada a infestação, deve ser empregada uma estratégia integrada de manejo de pragas. Promovido pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, uma estratégia integrada de controle de pragas é uma estratégia multifacetada e abrangente que se baseia no conhecimento da biologia e hábitos de percevejos e a praga mais atualizada. métodos de controle. Uma estratégia integrada de manejo de pragas minimiza os riscos econômicos, ambientais e de saúde e é mais eficaz para populações pequenas de percevejos.

Na maioria das infestações, aconselha-se a consulta com um exterminador profissional, porque é mais provável que a eliminação seja eficaz se forem usados vários métodos de controle de pragas. Estes incluem dispositivos de monitoramento, detecção canina, remoção de lixo, aspiração, tratamento térmico ou frio, fissuras e fissuras de vedação e uso criterioso de pesticidas não químicos e químicos. Dispositivos de monitoramento incluem dispositivos semelhantes a fosso (por exemplo, Climbup Insect Interceptor) que prendem os percalços subindo e descendo as pernas dos móveis e emitindo dispositivos que usam dióxido de carbono, calor e / ou produtos químicos (por exemplo, monitor Nightwatch) que atraem e aprisionam percevejos. Cães especialmente treinados são relatados para detectar percevejos com 97 por cento de precisão e são capazes de diferenciar percevejos vivos e ovos viáveis de detritos remanescentes de infestações anteriores. 41Aspirar é um método altamente eficaz para remover percevejos, mas não ovos, porque estes aderem às superfícies. Filtros de ar particulado de alta eficiência eliminam alérgenos e detritos de percevejos. Tratamentos não químicos incluem vaselina (que pode ser aplicada nas pernas dos móveis para evitar que os percevejos subam), aquecimento e congelamento (ver Tabela 3 para temperaturas de abate eficazes).

Tabela 3.
Cuidados com os produtos infestados de percevejos

ITEM CONTAMINADO AÇÃO A TOMAR
Limpeza à seco Faça limpeza a seco ciente de infestação para que os itens não são removidos até que esteja pronto para a limpeza
Itens laváveis Máquina de lavar e secar roupa: use as configurações mais altas que a roupa pode suportar
Itens não laváveis Tratamento térmico: 120 ° F (48,9 ° C) ou mais quente por pelo menos duas horas ou Tratamento a frio: 23 ° F (–5 ° C) ou mais frio por cinco dias (alternativamente, –15 ° F [–26 ° C] mata instantaneamente os ovos)
Bagagem Lave à mão com água quente (temperatura de objetivo de 120 ° F) e sabão, e esfregue costuras com uma escova
Colchão, molas e travesseiros Invólucros de plástico para capturar percevejos e impedir a migração de e para esconderijos

Muitos pesticidas químicos estão disponíveis, com mais de 300 registrados pela EPA. Os pesticidas devem ser aplicados a paredes, pisos, rachaduras em móveis e costuras e botões de colchões. A ferramenta de pesquisa da Bed Bug Products da EPA (site: http://cfpub.epa.gov/oppref/bedbug/) permite que os usuários pesquisem por nome do produto, empresa, número de registro da EPA, local de uso pretendido e tipo de pesticida. O Centro Nacional de Informações sobre Pesticidas (site: http://npic.orst.edu/ ; telefone: 800-858-7378) é outro recurso útil. Os pós de sílica gel são uma alternativa mais segura aos pesticidas tradicionais, porque são menos concentrados e menos tóxicos. Os colchões e travesseiros de plástico podem ajudar a capturar percevejos e restringir a disseminação. Independentemente da estratégia integrada de manejo de pragas utilizada, uma inspeção de acompanhamento de 10 a 21 dias após o extermínio é recomendada para detectar e controlar uma infestação persistente.

O manejo de uma infestação pode ser caro, pois geralmente requer múltiplos tratamentos por especialistas em controle de pragas. A National Pest Management Association cita um preço médio de US $ 200 a US $ 500 por sessão de tratamento.

Tratamento de Mordidas

As reações à picada de percevejo são autolimitadas e geralmente desaparecem dentro de uma a duas semanas sem intervenção. Não há evidências de que qualquer tratamento altere a história natural da dermatite do percevejo. Se houver prurido, as preparações antipruríticas tópicas sem receita médica contendo o ingrediente ativo doxepina, ou corticosteróides de potência intermediária, podem ser benéficas. A mupirocina (Bactroban) e/ou antibióticos sistêmicos devem ser considerados no tratamento de picadas superinfectadas.

Prevenção

Evitar é o melhor meio de prevenir a infestação de percevejos. Durante a viagem, o quarto de dormir e a roupa de cama devem ser cuidadosamente inspecionados quanto a sinais de percevejos. Malas devem ser colocadas em prateleiras de metal longe de paredes e móveis. Viajantes frequentes podem considerar a obtenção de uma unidade de aquecimento portátil para bagagem e roupas (por exemplo, Packtite) como precaução adicional. Itens em vendas de jarda e lojas de segunda mão também devem ser cuidadosamente examinados antes da compra. Todos os itens potencialmente infestados devem ser separados e selados em sacos plásticos e removidos somente quando estiverem prontos para serem desinfestados (ver Tabela 3 para instruções sobre cuidados eficazes de itens infestados). O uso de roupas de dormir de mangas compridas pode minimizar a pele exposta e, embora os repelentes de insetos não tenham se mostrado confiáveis, o óleo de eucalipto ou dietil-toluamida (DEET) pode ajudar a dissuadir.

Fontes de dados: Uma pesquisa no PubMed foi concluída em consultas clínicas usando os termos-chave percevejo, erupção cutânea, mordidas e infestação. A pesquisa incluiu meta-análises, ensaios clínicos randomizados, ensaios clínicos, relatos de casos e revisões. Também pesquisamos os bancos de dados on-line da Agência de Proteção Ambiental, Centros para Controle e Prevenção de Doenças e Jefferson Clinical Images. Por fim, usamos o Essential Evidence Plus. Datas de pesquisa: de fevereiro a junho de 2011.

Os autores
mostrar todas as informações do autor

JAMES S. STUDDIFORD, MD, é professor no Departamento de Medicina Familiar e Comunitária do Hospital da Universidade Thomas Jefferson, Filadélfia, Pa.


As figuras 1 a 5 são do Jefferson Clinical Image Database da Thomas Jefferson University.
REFERÊNCIAS
mostrar todas as referências

1. Usinger RL. Monografia de Cimidae (Hemiptera: Heteroptera) . Vol. 7. College Park, Md .: Sociedade Entomológica da América; 1966: 50

Biologia

Agente Causal:

As duas espécies de percevejos (Insecta: Hemiptera: Cimicidae) geralmente implicadas em infestações humanas são Cimex lectularius e C. hemipterus. Embora raros, os humanos podem se tornar hospedeiros acidentais de espécies de morcegos e aves da Cimex.

Ciclo da vida:

Adultos e todos os estágios de ninfas de Cimex spp. precisam tomar refeições de sangue de hospedeiros de sangue quente, que são tipicamente humanos para C. lectularius e C. hemipterus, embora outros mamíferos e aves possam ser utilizados na ausência de um hospedeiro humano. Percevejos fêmeas colocam cerca de cinco ovos ❶ por dia durante toda a sua vida adulta em um local abrigado (colchão costuras, fendas em molas, espaços sob rodapés, etc). Os ovos eclodem em cerca de 4 a 12 dias em ninfas de primeiro instar ❷ que devem tomar uma refeição de sangue antes de mudar para o próximo estágio. Os erros serão submetidos a cinco fases de ninfa ( ❷ , ❸ , ❹ , ❺ , ❻ ), cada um exigindo uma refeição de sangue antes de mudar para o próximo estágio, com o quinto estágio mudando para um adulto ❼ . As ninfas, embora não possuam botões de asas, lembram versões menores dos adultos. Ninfas e adultos demoram cerca de 5 a 10 minutos para obter uma refeição completa. Os adultos podem tomar várias refeições de sangue durante várias semanas, assumindo que um hospedeiro de sangue quente esteja disponível. O acasalamento ocorre fora do hospedeiro e envolve uma forma única de cópula chamada “inseminação traumática”, por meio da qual o macho penetra na parede abdominal da fêmea com sua genitália externa e insemina em sua cavidade corporal. Os adultos vivem de 6 a 12 meses e podem sobreviver por longos períodos sem alimentação.
Imagem do ciclo de vida e informação cortesia do DPDx.

O que é o percevejo de cama?

O percevejo de cama é um minúsculo inseto parasita, de formato oval e cor acastanhada, que se alimenta exclusivamente de sangue de seres humanos ou de animais domésticos.
Por serem muito pequenos, terem hábitos noturnos e se esconderem nos colchões das camas, eles podem passar desperdícios por muito tempo, já que sua picada pode ser facilmente confundida com as de mosquitos ou pulgas.
Existem diversos tipos de percevejo de cama, mas as espécies que mais afetam os seres humanos são a Cimex lectularius e a Cimex hemipterus.
Esses percevejos são encontrados em todo o mundo e podem infestar qualquer local no qual as pessoas possam descansar. Eles tendem a ser mais comuns em prédios de apartamentos ou qualquer tipo de instalação que receba múltiplas pessoas, tais como abrigos para sem-tetos, dormitórios, hotéis, transportes públicos ou locais de entretenimento, como cinemas ou teatros.
O percevejo de cama é um inseto bem pequeno, do tamanho de uma semente de maçã, com cerca de 5 a 7 mm de comprimento. O seu formato é habitualmente oval e achatado, mas torna-se mais cilíndrico logo após ele se alimentar com o sangue do hospedeiro.

Os percevejos de cama são insetos que se alimentam do sangue de animais de sangue quente, incluindo humanos; eles são atraídos pelo calor e pelo dióxido de carbono produzido pelo nosso corpo. As picadas são mais comuns à noite, quando a pessoa está dormindo ou parada por muito tempo.

Os percevejos raramente habitam a superfície superior das camas ou das cadeiras. Em vez disso, eles se escondem em rachaduras ou fendas de colchões e almofadas, estrados, dobras das cortinas, carpetes, rodapés ou atrás de papéis de parede ou pinturas descascadas. Nesses esconderijos, as fêmeas costumam depositar seus ovos, que eclodem após 4 a 10 dias. À medida que a infestação progride, os percevejos se espalham para outros cantos do quarto, bem como para os quartos adjacentes.

Os percevejos são insetos resistentes, que podem sobreviver a temperaturas entre -10ºC e 45ºC e conseguem ficar até um ano sem se alimentar. Eles não têm preferência por ambientes limpos ou sujos. Tudo o que eles precisam é de um esconderijo e um hospedeiro de sangue quente. Ter percevejos de cama, portanto, não é sinal de má higiene pessoal ou da casa.

Sintomas da picada do percevejo das camas

Os percevejos geralmente causam uma série de picadas seguidas e costumam preferir áreas expostas da pele, como face, pescoço, braços e mãos. Uma refeição completa de sangue dura aproximadamente 5 a 10 minutos e costuma passar despercebida pelo hospedeiro. Somente após algum tempo, geralmente na manhã seguinte, é que as lesões começam a cocar, e a pessoa se dá conta de ter sido picada. Ocasionalmente, a reação à picada de percevejo pode demorar até 10 dias pra surgir, o que torna o diagnóstico bastante difícil, principalmente se paciente tiver sido picado fora de casa.

As reações às picadas dos percevejos variam, algumas pessoas têm poucos ou nenhum sintoma, enquanto outras experimentam uma reação mais intensa, com bastante coceira. As picadas costumam ser múltiplas, pequenas (2 a 5 mm) e avermelhadas, com um ponto mais escuro no centro. Picadas múltiplas que formam uma linha são típicas, mas nem sempre estão presentes. Sem tratamento, elas costumam levar de três a seis semanas para desaparecer. Se houver uma infestação de percevejos, o paciente pode chagar a ter dezenas de picadas pelo corpo.

Apesar do percevejo de cama não transmitir nenhuma doença, as picadas podem causar grandes transtornos, principalmente de origem psicológica. As pessoas que vivem em locais infestados por percevejos costumam experimentar níveis significativos de estresse e ansiedade, gerados pela coceira e pelo fato de saberem que há insetos em suas camas que irão picar durante a noite.

Como eliminar o percevejo de cama

A forma mais eficaz de eliminar o percevejo é através de ajuda profissional, com equipes de controle de pragas. A erradicação desse inseto é bem difícil e você deve resistir à tentação de querer tentar resolver o problema sozinho. Não tente aplicar pesticidas ou outras medidas de controle químico por conta própria. A eliminação de percevejos requer profissionais treinados e experientes.

Algumas medidas, porém, podem ajudar a reduzir a infestação enquanto a equipe profissional não chega:

• Lave as roupas de cama, lençóis, cortinas e roupas pessoais em água quente por pelo menos 20-30 minutos
• Seque as roupas e os lençóis na secadora com temperatura máxima (percevejos costumam morrer em temperaturas acima de 50ºC)
• Coloque bichos de pelúcia, sapatos e outros itens que não possam ser lavados na secadora e ligue em temperatura alta por cerca de 30 minutos.
• Use uma escova com cerdas duras para esfregar as costuras do colchão e remover os percevejos e seus ovos.
• Aspire a cama e áreas ao redor com freqüência. Após a aspiração, coloque imediatamente o saco do aspirador em um saco de plástico e coloque-o no lixo ao ar livre.
• Se possível, limpe bem o colchão com vapor quente.
• Após a limpeza, forre o colchão com uma capa com zíper para evitar que os percevejos (ou os ovos) que possam ter permanecidos escapem. Como os percevejos podem viver até um ano sem se alimentar, mantenha essa cobertura por mais de 12 meses.
• Procure ativamente pelos percevejos nas costuras e embaixo dos colchões, atrás das cabeceiras, em frestas e nas rachaduras do estrado.
• Desfaça-se de itens desnecessários que possam abrigar os insetos, tais como móveis ou roupas de cama velhas.
• Se você suspeitar que os percevejos possam ter sido trazidos para casa após alguma viagem, procure bem dentro das malas e tente mantê-las fora de casa. Nunca guarde malas de viagem perto da sua cama.

Medidas que NÃO são eficazes contra os percevejos:

• Dormir de luz acesa.
• Utilizar repelentes para mosquitos ou outros insetos.
• Utilizar inseticidas que não são específicos para percevejos.
• Utilizar essências aromáticas ou outros produtos feitos em casa à base de produtos naturais.
• Não enrole roupas em sacos plásticos e coloque ao sol. É pouco provável que a temperatura fique quente o suficiente para matar todos os insetos.

REFERÊNCIAS

• Bed Bugs – Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
• Bed Bugs: Get Them Out and Keep Them Out – United States Environmental Protection Agency.
• Bedbug Infestation – American Family Physician.
• Stop Bed Bugs Safely – The New York City Department of Heath and Mental Hygiene.
• Bedbugs – UpToDate.

Dicas sobre a presença de percevejos de cama

 

Nem sempre é fácil distinguir as picadas dos percevejos daquelas de mosquitos, pulgas ou escabiose. Algumas pistas, porém costumam estar presentes. São elas:

• Picadas que surgem sempre quando o paciente acorda e demoram muitos dias para desaparecer.
• Picadas múltiplas formando uma linha.
• Pontos de sangue pela cama, que podem ocorrer quando os percevejos são acidentalmente esmagados pelo peso do seu corpo logo após terem se alimentados.
• Cheiro desagradável de mofo pelo quarto, que são produzidos pelos insetos.
• Pequenas manchas pretas em seu colchão, provocadas por fezes do percevejo (como na foto anterior).
• Cascas de pele do inseto pela cama, que são deixadas para trás à medida que os percevejos crescem.

Obviamente, se você vir o percevejo em algum ponto do seu quarto, o diagnóstico está feito, mesmo que você não tenha lesões de pele relevantes.

Tratamento das picadas do percevejo das camas

As picadas de percevejo resolvem-se espontaneamente, mesmo sem tratamento. No entanto, se o prurido for significativo, corticosteroides tópicos de baixa potência, como a triancinolona 0,1%, e/ou anti-histamínicos por via oral costumam aliviar os sintomas. Esses tratamentos, porém, são apenas sintomáticos. Se não houver controle da infestação, novas picadas vão continuar surgindo.

Os pacientes devem manter uma boa higiene e evitar coçar excessivamente as lesões para que estas não se contaminem com bactérias da pele.

Dedetização de Percevejo de cama
Dedetização de Percevejo de cama
Dedetização de Percevejo de cama

Dedetização de Percevejo de Cama

É importante perceber que nenhum tratamento contra percevejos de cama é 100% eficaz, e não há nenhuma maneira de garantir de que eles serão completamente eliminados. É por essa razão que a dedetização de percevejo de cama é particularmente desafiador para a indústria hoteleira.

Os bed bugs ou percevejos de cama simplesmente não nasceram dentro do seu estabelecimento por falta de higiene ou limpeza, infelizmente eles são transportados nas roupas, bagagens ou outros pertences dos viajantes.

A maneira mais eficaz de evitar que haja uma infestação de percevejos de cama em seu Hotel ou em sua residência é através da adoção de um Plano de Ação onde a detecção precoce garanta uma excelente estadia aos seus hóspedes e a tranquilidade da sua família.

Os percevejos devem ser detectados muito rapidamente antes que eles se espalharem pelo Hotel preferencialmente, antes de morder alguém.

Para facilitar a detecção dos percevejos, todos os funcionários do hotel devem receber treinamento de identificação destes insetos. Isto inclui funcionários da recepção, arrumadeiras, manutenção, gerentes de hotel, planejadores de evento, pessoal de restauração, cozinheiros, ajudantes, zeladores e etc.

A BioSystem possui um quadro de técnicos altamente capacitados para cuidar do seu negócio. Ministramos cursos voltados exclusivamente para identificação de “bed bugs” (staff trainning ) com slides sobre seus hábitos alimentares, locais de habitat (habitação), formas de disseminação, controle, etc.

Entre em contato com a BioSystem e garanta o melhor custo e benefício na dedetização de Percevejos de Cama!

Para solicitar seu orçamento clique aqui.

EXPERIMENTE UM NOVO SIGNIFICADO PARA DEDETIZADORA. CHAME A KOMBAT BIO SYSEM E DESFRUTE DE UM RESULTADO DEFINITIVO.